Dicas e Dúvidas

Dúvida: Aparecimento de fissuras
A origem das fissuras são oriundas de falhas no sarrafeamento, adensamento, acabamento do concreto, cura mal feita e escoramento mal travado. Serviços estes de responsabilidade da obra, e ainda o vento, calor ou frio excessivo e baixa umidade relativa de ar. Todos esses fatores podem ser amenizados por curas com proteção na laje.
"A fissuração em elementos estruturais de concreto armado É INEVITÁVEL" - esta frase foi colhida na norma brasileira de concreto NBR-ABNT-6118 - Capitulo 13,4 - Item 13.4.1 e afirma que todo concreto fissura, portanto, a concreteira não tem responsabilidade sobre um fato que inevitavelmente vai acontecer.
As fissuras e, consequentemente, os vazamentos (concreto não é impermeável) são inerentes ao serviço de concreto e o que determinará o aparecimento de mais ou menos fissuras é a aplicação do concreto e a cura, serviço este de execução do pessoal da obra. "Vale ressaltar que as fissuras "Superfícies" não denotam perda de durabilidade ou perda de segurança quanto a qualidade do produto". ( frase da NBR - 6118).

Dica: Procedimentos para concretagem
-
Molhar bem a laje antes da concretagem;
-
Verificar o escoramento da laje, de acordo com os padrões exigidos ( de 1m²/1m²), para iniciar a concretagem;
-
Respeitar a quantidade de água prevista no concreto;
-
Aplicar o concreto no período máximo de 3 horas, a partir do horário de saída da usina;
-
A cura (molhagem) deve seguir alguns procedimentos, como, por exemplo, a necessidade de se observar quanto a perda de água do concreto, recomendamos 35 minutos após o término de cada betoneira molhar a laje, "mantendo sempre úmida pelos próximos 7 dias", caso ocorram temperaturas acima de 25ºC iniciar a cura antes do horário recomendado;
-
Cobrir a laje com lona plástica preta enquanto durar a operação anterior;
-
No caso do lançamento do concreto ser bombeado, deixar um saco de cimento à disposição para fazer a nata lubrificadora;
-
Para se conter as infiltrações deve-se efetuar a impermeabilização da laje ou a construção de telhado (telhado ou impermeabilização não é luxo, é necessidade);
-
Prepare o local para que toda a operação de concretagem se realize sem impedimentos;
-
Facilite o tráfego evitando transtornos na entrada e saída dos caminhões.
-
O local de descarga deve ser localizado em um ponto de fácil manobra e que possibilite a descarga no menor tempo possível.
A solidez que a sua obra merece!
